Como parte da Semana do Colégio, alunos do colégio FAAP visitaram entidades carentes e contaram pra gente um pouco de como foi a experiência

Evento tradicional do Colégio FAAP, a Semana do Colégio propõe, além de uma saída da rotina, um momento de integração entre os alunos. Divididos em quatro bandeiras de diferentes cores, eles se dedicam, por cinco dias, a jogos, esportes e atividades culturais que contam pontos em suas médias. Entre as dinâmicas, são promovidas iniciativas com a finalidade de arrecadar itens para serem levados a instituições carentes.

A partir desse ano, o projeto se ampliou: com a ajuda da FAAP Social, dez alunos de cada bandeira tiveram a oportunidade de ir até uma entidade carente e passar pela experiência do trabalho voluntário. “Não se trabalha muito a questão do outro nessa geração de shopping center. Não se trabalha o quesito da diversidade real, que é a questão sócio-econômica”, acredita o diretor do colégio, Henrique Vailati Neto.

Com o apoio do FAAP Social, os alunos encarregados visitaram as entidades e elaboraram seus projetos, que foram adaptados às reais necessidades e restrições de cada instituição e executados. Tanto os alunos quanto o corpo docente viram grande sucesso na ação social. “Na maioria das vezes que eu pude perguntar como foi, eles disseram: ‘Eu quero voltar’”, conta o diretor. Pedimos para que um aluno de cada bandeira nos contasse um pouco como foi a experiência.

FELIPE MORAIS, 3o ANO BANDEIRA ROSA INSTITUIÇÃO: CENTRO DIA GUADALUPE 

“É bem legal a oportunidade de ficar com os idosos. A rotina é muito regrada, e quando tem algum projeto, eles ficam muito felizes. Fizemos um lanche e colocamos músicas de que eles gostavam. Fizemos um dia de beleza para as senhoras, compramos algumas prendas e fizemos um bingo. Eles gostaram bastante e ficaram felizes. Foi muito marcante.”

 

RAFAELA FARINA, 3o ANO, BANDEIRA GRENÁ INSTITUIÇÃO: COTIC – CENTRO ORGANIZADO DE TRATAMENTO INTENSIVO À CRIANÇA 

“Durante a visita, lemos para as crianças, pintamos e ouvimos música. Todas estavam em busca de carinho, atenção e afeto. Nós, jovens, deveríamos fazer muito mais para ajudar o próximo. Temos uma vida boa e acabamos não pensando que essas crianças, tão peque- nas, passam por perrengues enormes. É muito bonito a FAAP ter inserido a ação social na Semana do Colégio.”

 

BÁRBARA OLIVEIRA, 3o ano, BANDEIRA PRETA INSTITUIÇÃO: ABCD NOSSA CASA

“No abrigo, tinha mais de 70 crianças. Nós fizemos uma tarde de pipoca e chocolate. Além disso, levamos todas as doações de higiene e produtos de limpeza. É muito bom ajudar alguém, dar um pouco do seu tempo para o outro.”

 

LUÍSA RODRIGUES, 2o ano, BANDEIRA AZUL INSTITUIÇÃO: FRANCISCA FRANCO

“Foi um dia de muitas brincadeiras: fizemos festa de aniversário, dança das cadeiras, caça aos ovos, piñata e comemos bolo. Na minha equipe, eu fazia parte da turma de esportes e decidi participar da ação social. E foi muito importante a experiência. Saí transformada.”