Em parceria com a Sony, alunos da FAAP produzem e exibem vídeos sobre sustentabilidade na TV

A Sony Pictures Television convidou os alunos de Comunicação e Marketing da FAAP para participar do projeto Picture This, iniciativa global de preservação do meio ambiente, presente em mais de 170 países. Com a ajuda do Instituto GEA, especialista em educação ambiental, o desafio dos alunos foi criar vídeos curtos com o conceito ambiental R3 – reduzir, reutilizar e reciclar lixo. Das dezenas de trabalhos inscritos, quatro foram selecionados para serem exibidos durante a programação dos canais AXN e Sony. “Foi fantástico trabalhar com os alunos da FAAP. Os grupos nos surpreenderam principalmente pela qualidade e pelas diferentes técnicas utilizadas nos vídeos, o que deixou o projeto ainda mais rico”, afirma Stefania Granito, diretora executiva de Marketing do Canal Sony e do AXN. “A Sony foi muito generosa em nos procurar para essa parceria, aceitamos o desafio imediatamente e ficamos muito satisfeitos com o resultado”, completa o professor Vagner Matrone, coordenador do curso de Rádio e TV.

Conheça os vencedores

Compostagem
Dos alunos Andreza Pellegrini, Bruna Pasquotto, Maria Paula Kemmer e Thabata Cauanni, do 5º semestre de RTV, o projeto mostra que lixo orgânico pode ser reaproveitado em casa. “O projeto nos colocou em contato direto com o mercado de trabalho, sendo uma experiência realmente profissional. Levamos muito a sério, nosso público era o Brasil todo”, afirma Andreza.

Grupo de apoio
Feito pelas alunas Amanda Ferrari, Amanda Pedarnig e Elissa Silva, todas no 3o semestre de Cinema, a animação tem como objetivo conscientizar as pessoas a não trocar de celular com tanta frequência. “O contato com outros tipos de mídia é fundamental e por isso nos interessamos pelo Picture This. Foi também uma ótima oportunidade de construirmos nossos portfólios”, comenta Amanda Pedarnig.

A bomba poluidora
Com foco na importância de separar o lixo eletrônico, o curta é de autoria de Daniele Moreto, Valéria Paganelli, Isadora Lemes, Pedro Pinheiro e Fabíola Dutkiev, estudantes do 8o semestre de Cinema. “Entramos no mundo da Publicidade, área em que os prazos são bem menores do que no Cinema, o que nos ensinou o valor do trabalho em equipe”, diz Valéria.

Lixo como arte
Alunos de diferentes semestres do curso de Rádio e TV se reuniam para fazer este projeto. Júlio Cesar Rosa, Amanda Santana e Maria Julia Sanchez, do 6º semestre, Hanny Setton, Clara Ribeiro e Luã Araújo, do 1º, Maysa Berbel, do 3º, e Bruno Silva, do 5º, convidaram a banda Tudoquetocotutocas – que utiliza materiais recicláveis na confecção de seus instrumentos – para participar do projeto. “Trabalhar para uma emissora de TV foi motivador. Agora temos um material excelente para nossos portfólios”, acredita Bruno.