Faculdade realiza mais uma edição do evento e discute o papel do jovem na política, a importância do investimento em cultura e o vício nas redes sociais

Ex-aluno da FAAP, André Soler falou sobre seu projeto, o SP Invisível. Foto: Aline Canassa/FAAP.

A tarde começou com o depoimento de André Soler, formado em Cinema na FAAP e criador do projeto SP Invisível, que dá visibilidade a pessoas em situação de rua. André passou um período em Brumadinho e compartilhou um pouco do que viu e do que pôde fazer para ajudar as pessoas afetadas pelo rompimento da barragem da Vale. Na sequência, outra jovem, a deputada estadual suplente pelo PDT-SP e integrante do movimento Acredito, Malu Molina, falou sobre a importância da renovação política e o papel dos jovens no processo. “Nossa geração não pode aceitar que nos digam que é preciso reduzir a democracia, e não as desigualdades’’, ponderou. “As mudanças começam nos movimentos sociais, do micro para o macro, na fiscalização da atuação de quem você votou, e, também, entrando na política. Não tem outro caminho que não seja ocupar a política’’, disse.

João Gabriel de Lima, professor da FAAP, especialista em mídias sociais. Foto: Aline Canassa/FAAP.

O secretário de Cultura do estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, por sua vez, explorou o universo da Economia Criativa, trazendo números do segmento no Brasil e no mundo. “É importantíssimo para o país que o investimento em cultura parta também do poder público, não apenas do privado. O retorno é muito grande, não só para os artistas, mas também para a população”, lembrou. Já o psiquiatra Hermano Tavares refletiu sobre a busca da felicidade na pós-modernidade. “Vivemos na era do vício. É preciso dar um novo sentido para as redes sociais”, defendeu. João Gabriel de Lima, editor executivo de mídias digitais no Estadão e professor de Jornalismo na FAAP, se debruçou sobre o cenário político atual mostrando que, na prática, não existe uma polarização política: há vários lados. “Falar com o diferente e achar novos caminhos é a melhor saída.”