FAAP recebe, pela primeira vez no Brasil, festival de cinema universitário da América Latina

A FAAP foi palco da primeira edição no Brasil do Festival Acadêmico de Cinema Universitário, que dá visibilidade à produção cinematográfica de estudantes da América Latina. O evento, que passou por nove países antes de chegar ao país, teve duas participações especiais. A primeira com Juan José Campanella, diretor do premiado longa O segredo dos seus olhos, que fez uma transmissão ao vivo direto da Argentina, e outra com o cineasta brasileiro Hugo Prata, diretor do filme Elis, que realizou uma masterclass no campus da FAAP. “Acho fundamental trocar experiências com estudantes. A participação deles foi profunda, apaixonada e enriquecedora”, diz o diretor, que aproveitou para indicar cinco filmes que marcaram o cinema latino-americano nos últimos anos.

1. O segredo dos seus olhos: “Pelo roteiro, atuação do Ricardo Darín e, lógico, pelo Oscar conquistado.”

2. O clã: “Pela crueza da realidade daqueles anos de ditadura e suas consequências.”

3. Um conto chinês: “Muito divertido e profundo.”

4. Central do Brasil: “Obra-prima de Walter Sales, delicada e muito representativa do Brasil, com a performance brilhante da Fernanda Montenegro e indicações ao Oscar.”

5. Cidade de Deus: “Talvez o filme mais importante do cinema latino-americano, com grande repercussão internacional e quatro indicações ao Oscar.”