Formada em administração, a consultora de tendências construiu uma rede de contatos baseada na troca e inspiração

Fazia 20 anos que Silvia Scigliano não entrava numa sala de aula da FAAP. Desta vez, ela não seria a aluna de Administração que gostava das aulas de contabilidade, e sim a professora do curso livre “Coolhunting como Instrumento de Inspiração para Inovação”, criado exclusivamente para a Fundação. “Moda sempre foi minha paixão, mas estudar Administração foi fundamental para que eu pudesse empreender. Aprendi conceitos de finanças, planejamento e marketing que me ajudaram a montar meu próprio negócio”, diz. Aliás, o correto seria dizer “negócios”, no plural, já que Silvia administra diversos projetos ao mesmo tempo.

Além dos cursos e palestras, ela atua como consultora de tendências e comportamento para marcas – entre elas O Boticário e startups de moda – e é sócia-criadora do NY Fashion Tour, um curso de viagem de experiência que leva estudantes de Moda e interessados pelo tema para visitas guiadas a lojas a museus na cidade americana. “Os participantes também têm a chance de participar do backstage da NYFW, vendo de perto como funcionam os bastidores da semana de moda mais importante do mundo”, conta ela, que criou uma relação forte com Nova York desde que morou na cidade, entre 2006 e 2011.

Dona de uma escuta atenta e munida de muito repertório – que vai da moda à economia, da política ao turismo –, em pouco tempo Silvia se tornou referência entre sua rede de amigos para tirar dúvidas, indicar viagens, palpitar sobre roupas. Não à toa, fez dessa sua característica a sua profissão. “As teorias que a gente aprende na faculdade podem até envelhecer, mas o networking fica pra sempre”, finaliza.

MARÍLIA PICCININI DA CARVALHINHA

Coordenadora da pós em negócios e varejo de moda, indicou Silva para dar cursos na FAAP

“Um dos diferenciais dos cursos da FAAP é a proximidade com o mercado. Na pós que coordeno, sempre convido profissionais bem- sucedidos para realizarem palestras para os alunos. Chamei a Silvia para falar sobre tendências e o anfiteatro lotou! Fiquei muito impressionada com o seu discurso e o seu olhar especial para falar das coisas. Quem fala de tendências e futuro pode cair numa ideia imaginativa, sem embasamento. Mas a Silvia não. Ela tem um encadeamento lógico e muito repertório.”

RENATA GUALDI

Aluna da pós-graduação em negócios e varejo de moda, é assessora de impressa da Associação de Consultoria de Imagem do Brasil, da qual Silvia é VP

“Silvia é uma profissional brilhante. É impressionante como ela consegue tocar vários projetos ao mesmo tempo. Toda reunião que tenho com ela, por causa da associação, saio com um insight diferente. Ouvir a Silvia falar é inspirador e tenho certeza de que os cursos que ela oferece são ótimos para os alunos.”

BIANCA DOMINGO

Consultora de imagem e estilo, fez o curso livre em consultoria de imagem feminina e masculina na FAAP

“Sempre fiz questão de fazer muitos cursos de aperfeiçoamento sobre consultoria e a Silvia foi uma das melhores profissionais que encontrei ao longo do caminho. Quando tenho dúvidas com alguma cliente, recorro a ela, que sempre está disposta a compartilhar informação, trocar experiências. Não existe competição, é uma rede que se apoia e aprimora uma à outra. A Silvia não tem limites para ajudar a quem precisa.”

BIANCA CESTARI

Consultora gastronômica e amiga do curso de Administração, as duas trocam informações e clientes

“A nossa profissão exige que a gente esteja ligada em tendências, comportamento, consumo… Então uma está sempre chamando a outra para participar de eventos e workshops, dando dicas do que ler, aonde ir. Sem contar que fico de olho em tudo que possa interessar a ela – e a Silvia faz o mesmo comigo. Ela tem um olhar para o macro que sempre me impressionou, desde os tempos da faculdade.”