Sergiu veio da Romênia. Baruc foi para a Áustria

BARUC BOSSO

Idade: 26 anos
Cidade e país de destino: Graz, Áustria
Começou o curso em: fevereiro de 2017
Data de término do curso: julho de 2017
Cursos que faz no intercâmbio: Construções Sustentáveis e Desenvolvimento Urbano e Energético, dos cursos de Engenharia e Arquitetura, na Technische Universität Graz
Curso que fez na FAAP: Engenharia Civil

1. Por que você escolheu esse destino?
Assim que me formei, em 2015, abri uma empresa de construção sustentável, e optei por viajar à Áustria porque é considerada a capital da sustentabilidade na Europa. É um país que me proporciona contato com as políticas e os projetos mais inovadores sobre esse tema. Por exemplo, o centro histórico da cidade de Graz é Patrimônio Histórico da Unesco e eles transformam construções centenárias e tombadas em prédios sustentáveis, e isso me fascina.

2. O que te chamou atenção no método de ensino no seu intercâmbio?
Aqui a gente precisa ser muito mais independente do que no Brasil. Eu escolhi duas matérias para cursar, uma de Engenharia e outra de Arquitetura, e temos poucas aulas efetivamente com o professor. Eles passam a matéria em seis aulas no semestre e temos de correr atrás de mais informações. Nós temos que ter muita autonomia para desenvolver os trabalhos, enquanto na FAAP os professores ficam mais próximos e estão sempre dispostos a tirar nossas dúvidas.

3. Como a experiência contribui para sua vida profissional?
O meu TCC foi um projeto de construções sustentáveis que acabou sendo a base para a abertura da minha empresa. Com o conhecimento que adquiri na faculdade e agora com o intercâmbio, penso em aumentar minha estadia para fazer um mestrado e, quem sabe, começar uma startup na Áustria. Graz é uma cidade universitária, de espírito jovem, que incentiva e valoriza o empreendedorismo.

SERGIU SARACIN

Idade: 37 anos
Cidade e país de origem: Timisoara, Romênia
Começou o curso em: fevereiro de 2017
Terminou o curso em: março de 2017
Curso que fez na universidade de origem: mestrado em Direito, pela Universitatea de Vest din Timisoara
Curso que fez na FAAP: português intensivo para estrangeiros

1. Por que você escolheu esse destino?
Eu já havia visitado o Brasil como turista há alguns anos e me apaixonei pelo país. Foi uma identificação indescritível e coloquei na minha cabeça que era um local que eu deveria morar. Este ano eu resolvi vir para estudar português, que é um primeiro passo para minha estadia definitiva. O povo brasileiro é muito parecido com o romeno, pois também somos latinos, e cada vez mais amo o Brasil.

2. O que te chamou atenção no método de ensino no seu intercâmbio?
Eu já estudei outras línguas, mas nunca foi algo parecido com o que tenho na FAAP. As aulas são interdisciplinares, o que é incrível. Houve um dia da cultura e esporte, e visitamos o Museu do Futebol, também tivemos uma aula de artesanato de moda. Cada disciplina nos agrega vocabulário específico e também vivemos a prática. Eu nunca achei que fosse aprender português tão rápido e de uma maneira tão prazerosa.

3. Como a experiência contribui para sua vida profissional?
Eu sou jurista na Romênia e há um tempo acredito que posso vir para o Brasil para mudar de ares na profissão. Além de aprender o português, que será fundamental pra eu me estabelecer no país, estudar na FAAP me ajudou a conhecer de perto a cultura brasileira, isso é maravilhoso. Me ajudou a entender como posso empreender por aqui, provavelmente no ramo de importação – sonho em trazer produtos romenos para os brasileiros.

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO

A FAAP tem convênio com mais de 380 instituições de ensino pelo mundo. São 50 destinos, entre eles: Alemanha, França, EUA, China e Japão. A cada ano, a Fundação envia e recebe alunos interessados em ter experiência de aprendizado internacional.

SAIBA MAIS: faap.br/internacionalizacao