Coworking, agência, fundo de investimento: o empresário encontrou na FAAP parceiros para seus empreendimentos

Desde 2003, quando entrou no curso de Administração na FAAP, Renato Salgueiro começou a construir seu network e não parou mais. “O processo de construção de uma rede de contatos é natural na FAAP: você convive todo dia com possíveis sócios e clientes”, conta o empresário. Sua história profissional, no entanto, começou muito antes disso. Aos 14 anos, Renato começou a trabalhar na Expresso Mirassol, empresa de logística da família, onde ficou por 12 anos e passou por todas as áreas, do comercial ao controle de estoque, e descobriu seu verdadeiro talento: o marketing. “Em 2008, criei a Dip Design, minha agência especializada em branding, e refiz toda a comunicação da Mirassol. Quatro anos depois, senti que era hora de me dedicar só ao meu novo negócio.”

A nova empreitada rapidamente deu frutos. A agência, em que seu irmão, Danilo, também é sócio, precisava de um espaço maior e, durante um bate-papo, eles decidiram que um coworking era o melhor lugar para hospedá-la. “E era também uma oportunidade 
de negócio, por isso decidimos fundar o Lab48, especializado em startups e novos negócios”, completa. Ali, então, a veia de coworking só cresceu. A cada ano, Renato começou um novo negócio: em 2014, a Salix Group, fundo de investimento em startups; em 2015, a Egg and Bacon, uma das primeiras agências do mundo focada 100% em games; e, no ano anterior, a Marq360, que mistura marketing e arquitetura – cada uma com parceiros diferentes, todos ex-FAAP. “Minha mãe brinca que eu tenho mais sócios do que amigos”, diz Renato. Errada ela não está.

Danilo Salgueiro
Formado em Administração, ele é irmão e sócio de Renato em todas as suas empresas

“Fui colega dele na FAAP e lá aprendemos que, sozinho, nada é possível. Sempre fomos muito parceiros, desde pequenos, e isso foi fundamental para chegar aonde chegamos e obter tanto sucesso. Estou de mudança para os Estados Unidos para cuidar de uma das nossas empresas, a Egg and Bacon, mas tenho certeza de que isso só vai nos aproximar mais.”

Marcelo Mammana
Advogado formado pela FAAP, ele contratou Renato para cuidar da comunicação e branding de três empresas da família

“Foi meu irmão, Marco, que me apresentou o Renato – eles foram colegas na FAAP no curso de Administração, enquanto eu fazia Direito. Quando comecei a Green Farm, dividi com ele minha intenção e ele se entusiasmou de primeira. Ele acreditou em nossos serviços em um momento em que nem todo mundo estava falando de sustentabilidade. Ele e a Dip Design nos ajudaram a ampliar o portfólio de clientes e a construir nosso nome no mercado.”

Camila Iaconelli
Formada em Administração, ela convidou Renato para refazer a identidade visual de sua empresa, Art Medicina

“Estava bastante insatisfeita com a agência que cuidava do marketing da Art e o Renato me fez uma proposta para que a agência dele mudasse o rumo da nossa comunicação. A Dip Design refez nosso site e, hoje, é responsável também por todas as redes sociais. Nossos resultados cresceram muito e ele supera a cada mês.”

CARLOS CANDAL NETO
EX-ALUNO DE ADMINISTRAÇÃO, O DIRETOR DA TSV TRANSPORTES SE TORNOU CLIENTE DO AMIGO

“Logo que o conheci na faculdade, nos aproximamos por ter muito em comum: nossas famílias são donas de empresas de transporte e ambos trabalhávamos nelas. Assumi a TSV bem na época em que o Renato estava saindo da Mirassol para se dedicar full time à Dip. Por conhecer tão bem o trabalho dele e ter nele um grande amigo, conversamos e me tornei também cliente.”

Guile Amadeu
Formado em Arquitetura, ele faz parte do Coletivo de Arquitetos e é sócio de Renato na MARQ360

“Mesmo com formações diferentes, temos uma veia empreendedora em comum e um dos pontos fortes dele é justamente a capacidade de conectar pessoas. É muito natural ele sentar num almoço e, antes mesmo de ficar amigo da pessoa, sair de lá com algum negócio amarrado.”