Andrea veio da Colômbia, Cristiane foi para a Espanha

Brasil

Andrea Rueda
Idade: 24 anos
Cidade e país de origem: Bogotá, Colômbia
Começou o curso em: agosto de 2016
Terminou o curso em: julho de 2017
Curso que fez na universidade de origem: Finanças, Governo e Relações Internacionais, na Universidad Externado de Colombia, em Bogotá
Curso que fez na FAAP: disciplinas dos cursos de Administração e Economia

1. O que você realizou de mais importante no intercâmbio?
Fiz disciplinas em diferentes cursos da FAAP, como administração, economia e R.I., e isso me deu uma base bem geral de tudo. Além disso, consegui dois estágios ótimos. Primeiro, na Jr. FAAP, onde pude desenvolver os conceitos de finanças e a área empresarial na prática. Depois, no Consulado da Colômbia no Brasil, e coloquei em prática os conceitos de Relações Internacionais. Impossível ter sido mais completo esse intercâmbio!

2. Quais eram suas principais expectativas?
Achava que seria mais diferente do meu país, mas há muitas semelhanças com a Colômbia. Na culinária, os ingredientes utilizados são similares. No comportamento, os povos são muito abertos e hospitaleiros. E São Paulo é muito parecida com Bogotá: uma cidade grande, com muito trânsito, que nem é turística, mas é legal para morar. Me senti em casa.

3. Como a experiência vai ajudar você na vida profissional?
Só pelo fato de conhecer o Brasil – e falar português – já levo vantagem para trabalhar em empresas de consultoria na Colômbia, que é o que desejo. Já estou fazendo processos seletivos e sempre perguntam se conheço o mercado e a cultura de negócios do Brasil. Viajei para seis estados muito diferentes – conheci os Lençóis Maranhenses, Salvador, Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Isso tudo já vai contar muito.

Espanha

Cristiane aproveitou o tempo livre para conhecer Sevilla

Cristiane Vargas

Idade: 23 anos
Cidade e país de destino: Madri, Espanha
Começou o curso em: janeiro de 2017
Data de término do curso: julho de 2017
Cursos que faz no intercâmbio: Engeniería en Diseño Industrial y Desarrollo de Productos, na Universidad Antonio de Nebrija
Curso que faz na FAAP: Design de Produtos

1. O que você realizou de mais importante no intercâmbio?
Pude visitar grandes eventos de design e arte, de onde tirei conhecimento e inspiração para aplicar em projetos da faculdade. Um dos eventos foi a 5ª Bienal Iberoamericana de Diseño, no Matadero Madrid – Centro de Creación Contemporánea. Também fui à feira ARCO Madrid. Com essa bagagem, fizemos um trabalho bastante elogiado: projetamos uma mesa de coworking para alunos da própria universidade com protótipos em impressão 3-D.

2. Quais eram suas principais expectativas?
Minhas expectativas sempre foram as melhores. É um país com construções que “gritam” história, como a praça Puerta del Sol, por onde eu passava todos os dias e disputava um lugar entre os inúmeros turistas, ou o Parque del Retiro, local das minhas corridas matinais que sempre terminavam com um descanso nas escadarias do Palácio de Cristal del Retiro. Além de ter ótimas universidades com excelente estrutura, Madri é uma cidade maravilhosa para viver.

3. Como a experiência vai ajudar você na vida profissional?
Foi muito importante a vivência diária com pessoas de outras culturas, a realização de diversos trabalhos em grupo, as apresentações em uma língua que não é nativa. Mais que agir, é saber escutar nos momentos certos, além de poder levar novos pontos de vista de uma realidade diferente. Também aprendi a gerenciar melhor meu tempo e definir as prioridades.

Programa de Intercâmbio

A FAAP tem convênio com mais de 380 instituições de ensino pelo mundo. São 50 destinos, entre eles: Alemanha, França, EUA, China e Japão. A cada ano, a Fundação envia e recebe alunos interessados em ter experiência de aprendizado internacional. Saiba mais: faap.br/internacionalizacao