Pela primeira vez, FAAP leva alunos de Administração para treinamento em parques da Disney

Uma semana na Disney. Mais de oito horas por dia mergulhados entre as inúmeras atrações dos parques temáticos mais famosos do planeta. Essa foi a experiência que oito alunos do curso de Administração tiveram no semestre passado com um objetivo bem diferente do que se espera de quem aterrissa por lá: estudar! Numa iniciativa pioneira da FAAP, os estudantes de graduação – acompanhados dos professores Fernando Yarussi e Rafael Possik – pela primeira vez tiveram a chance de aprender na prática como funciona a cultura de excelência e magia da empresa Disney, que detém um dos maiores índices mundiais de satisfação do cliente. “A FAAP é uma instituição que fomenta a internacionalização. Já fizemos inúmeras missões estudantis, levando alunos para conhecer outras culturas no exterior. Também sempre organizamos visitas técnicas por aqui. Mas essa viagem foi bem diferente, porque o foco foi treinar os alunos de Administração, fazê-los vivenciar na prática o que aprendem em sala de aula, em um lugar onde existem as melhores práticas de gestão do mundo”, diz Silvio Passarelli, diretor dos cursos de Administração e Economia. A aluna Melissa Gonçalves complementa: “Foi um apanhado de tudo o que eu vi na faculdade, de logística, planejamento… Maravilhoso”.

Os estudantes e seus crachás de treinamento

Durante esse treinamento – feito sob medida para a FAAP pela Sunrise Consultoria do Brasil –, os alunos, além de participar de um Business Game na Universal Studios, puderam visitar o backstage do Magic Kingdom, Epcot, Hollywood Studios e Animal Kingdom. “Tudo sempre com um olhar de observação e análise – e não de turista. Tanto que, quando eles foram nos brinquedos, a percepção passou a ser outra”, afirma o professor Fernando. “Nosso olhar mudou frente à Disney. A gente pode se aprofundar num business case de sucesso, estudando sua organização de perto. E tudo isso, se divertindo”, afirma Pedro Felipe Fonseca e Nunes, 24 anos, hoje no 8o semestre. “Ficamos muito impressionados com o backstage. Vimos coisas que, como visitante, você não faz ideia. Como a lavanderia. A gente não imagina o trabalho que dá manter tudo aquilo”, afirma Felipe Santoro, 18, do 3o semestre.

Aula sobre os detalhes da organização

Programas de treinamento como esse na Disney são voltados normalmente para executivos. “Mas a FAAP foi inovadora ao oferecer isso para quem ainda está em formação”, complementa o professor Rafael. As atividades realizadas nessa semana somaram 50 horas de treinamento, renderam um diploma internacional e poderão ser usadas pelos alunos como atividades extracurriculares, exigidas para obter o diploma ao final do curso. A FAAP estuda ainda promover este ano nova viagem de treinamento internacional, nos EUA ou em outro país.

DIÁRIO DE VIAGEM

COMO FOI A EXPERIÊNCIA PARA BEATRIZ SIEQUEROLI, 25 ANOS, DO 4O SEMESTRE

//////////////////////////////////////////////////////

Por que decidiu participar do treinamento?
Sempre fui apaixonada pela Disney! Me pareceu incrível a ideia de juntar um lugar que adoro com a oportunidade de conhecer como tudo funciona nos parques (como estratégia, cultura, planejamento, operacionalização) e com o que eu estou aprendendo na faculdade. 

Como foi a viagem?
Sensacional: estava no lugar mais incrível do mundo, e aprendendo de um jeito divertido. Aprendi sobre táticas, planejamento e trabalho em equipe, de um jeito muito diferente do que estamos acostumados. Pude ver como tudo funciona de uma forma simples devido a um grande planejamento de tudo que está ligado ao funcionamento dos parques e ao entretenimento dos visitantes.

Você se surpreendeu?
Com tudo! Eu conhecia o lado do visitante. Agora, ver de perto como tudo é feito para o turista se deslumbrar foi fantástico. Gostei muito de ver o jeito de os funcionários se relacionarem com os turistas. Lá, eles são chamados de cast member, ou seja, membros do elenco. Eles têm que entrar no “personagem” e fazer com que a experiência do visitante (cliente) seja mágica e única.

O que achou dessa iniciativa da FAAP?
Eu adorei essa oportunidade que a faculdade nos deu. Poder desfrutar dessa experiência, unindo a teoria com a prática, num local reconhecidamente como o que há de melhor no mundo do entretenimento, foi realmente incrível.