O projeto de TCC foi o primeiro passo para três amigos conseguirem montar sua cervejaria artesanal

A ideia surgiu em uma mesa de bar, mas virou papo sério quando os amigos Marcelo Maaz, 21 anos, Ricardo Rovella, 25, e Henrique Alarcon, 22, perceberam que aquilo poderia se tornar um projeto de TCC: estudar a viabilidade de abrir uma cervejaria artesanal no mercado brasileiro. Alunos do curso de Administração, os meninos sempre tiveram vontade de empreender. “A FAAP incentiva e apoia esse lado dos alunos”, conta Maaz. Depois de muita pesquisa e vários testes produzindo cervejas em casa, eles definiram que trabalhariam com dois projetos diferentes: Marcelo e Ricardo ficariam responsáveis por montar o plano de negócios da cervejaria, enquanto Henrique e Ricardo Machesi – outro amigo deles – estudariam a estratégia de marketing da empresa. “No começo, ficamos apreensivos se isso funcionaria, já que um trabalho dependia do outro. Mas a dinâmica foi muito interessante, pelo empenho e dedicação deles”, explica o professor Acácio Hypólito, orientador do projeto de marketing. Durante o processo, a palavra de comando era comunicação. “Todo mundo tinha voz ativa. Estávamos sempre em contato, dividindo ideias e dúvidas”, diz Alarcon. Depois da apresentação dos TCCs, um consultor especializado na área se interessou em ajudar os meninos a tirar o projeto do papel. Agora, além de amigos, eles são sócios. “A gente confia muito um no outro, e isso é fundamental em uma sociedade”, fala Rovella. A previsão é que daqui a um ano a cerveja produzida por eles já esteja no mercado.