Karen de Oliveira Valério saiu do MBA em gestão estratégica de negócios com um intercâmbio no currículo e uma bibliografia afiada para qualquer líder

Assim que Karen de Oliveira Valério, 28, começou a trabalhar na empresa da família, uma distribuidora de cosméticos, sentiu vontade de voltar para sala de aula e ampliar seu repertório. “Numa empresa familiar, muitas vezes você tem a dificuldade em ter um olhar mais profissional e objetivo. Por isso, fui buscar um curso que pudesse me dar noções de logística e finanças”, diz.

Uma das coisas que mais pesaram na hora de escolher o MBA em Gestão Estratégica de Negócios na FAAP foi a possibilidade de fazer um intercâmbio pela faculdade, um sonho que tinha desde a adolescência. Embarcou para Amsterdã, onde estudou na Rotterdam Business School. Mas, para Karen, o grande diferencial do MBA é o contato direto com profissionais do mercado e o leque de disciplinas do curso no Brasil.

“As aulas com grandes nomes do marketing são incríveis. Passei a me interessar muito pelo tema. Além de aprender sobre direito, leis trabalhistas, impostos… Você sai do curso entendendo todos os aspectos de funcionamento de uma empresa.” E quando se pega em dúvida do que fazer, ela recorre às suas bíblias de gestão, três delas sugeridas aqui.

A Arte da Guerra, de Sun Tzu

“Sun Tzu mostra como agir para vencer uma guerra – e muitas das ações podem ser aplicadas a uma empresa. A ideia que mais me marcou é a de que um vencedor não repete as táticas que o fizeram ganhar, ele se molda às diferentes circunstâncias. Nos negócios, é igual: se você não se adapta às situações, perde dinheiro ou o emprego. Por isso, levo sempre comigo que o difícil não existe, precisamos nos adaptar às mudanças e fazer diferente.”

2 Geração de Valor, de Flávio Augusto da Silva

“Eu sigo o Flávio e sua história há anos e o tenho como exemplo. Ele saiu da periferia do Rio e hoje é um dos líderes mais admirados do Brasil, à frente da Wise Up e proprietário do Orlando City Soccer Club. Trabalhando na empresa da minha família, vi que empreender no Brasil não é fácil. Uso como mantra a receita de sucesso que ele sempre fala: ‘Para um negócio crescer, é preciso ter visão, coragem e competência’. Tento pregar isso.”

3 O Novo Gerente-Minuto, de Ken Blanchard e Spencer Johnson

“Este livro traz uma visão muito boa de como agir como líder. Uma boa liderança é aquela que tem sua equipe bem alinhada aos objetivos da empresa; que sabe reconhecer as pequenas vitórias de sua equipe e, quando necessário, sabe fazer o redirecionamento adequado. Agindo dessa maneira, você ajudará seus liderados a alcançarem seu potencial, tornando-se profissionais independentes e focados na busca pelo melhor da empresa.”