Alunos de arquitetura e urbanismo vencem diferentes concursos na área

O curso de Arquitetura e Urbanismo da FAAP recebeu boas notícias: vários de seus alunos foram premiados em diferentes concursos. “Nós incentivamos os alunos a participar de competições universitárias, porque é uma maneira de eles lidarem com a realidade em que vivem e conhecerem mais sobre a profissão”,
explica o coordenador do curso, Marcos Costa. E completa: “Eles desenvolvem novas habilidades, como organização e responsabilidade, e ganham maturidade e autoestima”. De um abrigo emergencial a um complexo cultural, conheça os três projetos que foram premiados nos últimos meses.

Mobiliário ajustável O portal projetar.org realiza concursos periódicos, que sempre trazem temas diferentes, com ideias livres e criativas. “Na edição que participamos, o desafi o era projetar um abrigo emergencial. Com tantos desastres ambientais acontecendo, foi legal refl etir como a nossa profi ssão é importante para solucionar problemas atuais”, diz Fábio Alberto Alzate Martinez, aluno do 5o semestre de Arquitetura. Ao lado de Kaique Alves Conceição, ele desenvolveu o projeto de uma moradia temporária versátil e confortável, capaz de ter diversas ocupações: de dormitório a sala de aula. “Em uma das disciplinas do curso, aprendemos sobre escadas retráteis. A partir daí, tivemos a ideia de criar um mobiliário retrátil, que poderia ser ajustado em diversas alturas, tanto para ser uma cama, por exemplo, quanto para ser uma mesa”, explica Fábio. O trabalho dos alunos recebeu a menção honrosa do concurso.
Garrafas que iluminam As alunas Luana Escotero Gatti, Fernanda Sanches Rocha, Marina De Vecchi Tira, Renata Andrade Martins e Letícia Mayumi Sakamoto conquistaram o primeiro lugar no concurso de Arquitetura da Ambev. A proposta era projetar a nova sede da diretoria de Novos Negócios da empresa, localizada na antiga fábrica da Antártica, em São Paulo. “Os professores nos ajudaram no processo criativo do projeto. Criamos um ambiente bem interativo e descontraído”, diz Luana. “Eles gostaram muito do piso do banheiro, feito com tampinhas de garrafa. Ficou a cara da empresa”, lembra. Outra ideia da turma foi usar garrafas como luminárias sobre as mesas de trabalho. Ela acredita que a experiência foi mais importante do que vencer o concurso. “Aprendemos muito. Da parte de orçamento, que nunca tinha mexido, até conciliar e administrar as muitas ideias quando se trabalha em grupo”, finaliza.
Aço total Depois do primeiro lugar no 9o Prêmio do Centro Brasileiro da Construção em Aço para Estudantes de Arquitetura, o grupo de alunos da FAAP venceu a edição internacional da competição, organizada pela Associação Latino- Americana do Aço. “A etapa final do concurso foi no Rio de Janeiro e reuniu escolas e profissionais de mais de dez países da América Latina. A troca que aconteceu entre todos nós foi muito legal. Recebemos feedbacks interessantes sobre o projeto. Foi ótimo”, conta André Mesquita Britto, um dos integrantes do grupo ao lado de Caio Ferraz de Almeida Prado, Kamal Yazbek e Pedro Fagundes Herman. A maquete é de um centro cultural com biblioteca, restaurante, sala de conferência, praça de eventos e teatro para 800 pessoas, todo feito em estrutura metálica, como exigia o concurso.