Sócio da marca de óculos Notiluca, Fernando Rodrigues fez das oficinas de madeira da FAAP rascunho para seu negócio de sucesso

Quem cruza com Fernando Rodrigues, 30 anos, no prédio da Notiluca, em São Bernardo do Campo, sempre vai vê-lo de prancheta na mão. Essa foi a maneira que encontrou para não deixar escapar nenhuma ideia que apareça. Uma das mentes criativas por trás da marca de óculos de madeira fundada em 2012, ele não imaginava que abriria seu negócio junto ao colega de classe Leonardo Valente (hoje, ex-sócio) pouco depois de se formar em Design de Produto na FAAP.

Tudo aconteceu despretensiosamente, durante as oficinas de madeira, quando os dois produziram um modelo. O protótipo fez tamanho sucesso nos corredores da faculdade que o destino de Fernando foi traçado ali. “A FAAP oferece uma infinidade de opções para você colocar a mão na massa e descobrir o que quer”, diz.

Quatro anos depois e com mais três sócios – Felipe Sbravate, Davi D’Angelo e Luiz Nani –, a Notiluca produz tanto óculos de sol quanto de grau – é a primeira marca nacional certificada pela Zeiss, a líder mundial em lentes –, vendidos em 160 pontos pelo Brasil e exportados para os Estados Unidos e países da América do Sul.

Agora, Fernando vem desenvolvendo o uso de outras matérias-primas, de olho na sustentabilidade. “Gosto de explorar, de estudar as possibilidades.”

Mesa de trabalho

01_Painel
“É onde ficam todos os modelos de óculos. Temos 12 modelos, mas, com as variações de cores e detalhes, totalizam 51.”

02_Fone
“Estou sempre ouvindo música. Gosto mais de rock voltado para o blues, como B.B. King, Buddy Guy, John Mayer e Jimi Hendrix.”

03_Paquímetro
“É um instrumento de medição, serve para ver exatamente a espessura de cada óculos.”

04_Notebook
“Trabalho o dia todo nele, faço planilhas, pesquiso referências. Também uso para fazer call com lojistas do exterior.”

05_Moleskine
“Anoto todas as tarefas. Comecei a usar no segundo ano da faculdade. Tenho uma coleção deles.”

06_Lâminas
“Fazem parte do início do processo. São de madeireiras certificadas e já recebemos com a coloração pronta.”