A FAAP recebeu em 1998 o premiado arquiteto Hugh Newell Jacobsen, que realizou retrospectiva inédita de seus 40 anos de trabalho na fundação, em sua primeira mostra fora dos EUA

Há quase 20 anos, a FAAP recebia o norte-americano Hugh Newell Jacobsen, um dos mais importantes arquitetos de casas dos EUA, para abrir a primeira retrospectiva de seus 40 anos de trabalho. Até então, Jacobsen nunca havia vindo ao país nem feito nenhuma mostra fora dos EUA.

O arquiteto veio em maio de 1998 à Fundação a convite de Celita Procopio de Carvalho, presidente do conselho de curadores da FAAP, após ela ter recebido uma indicação do diplomata André Corrêa do Lago, membro do Conselho Internacional do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMa). Frente ao convite, Jacobsen disse ter se sentido honrado com a distinção que a FAAP lhe fez.

De 13 a 31 de maio, sua mostra Architectures ficou aberta para visitação no Salão Cultural da FAAP, onde foram expostos 30 fotos e desenhos, cinco maquetes e diversos slides de seu trabalho. “Lembro-me da disposição e entusiasmo do arquiteto na ocasião da abertura, que fez questão de explicar detalhes das obras que estavam sendo expostas e de destacar a importância da profissão de arquiteto que, segundo ele, requer um bom conhecimento de psicologia para entender os seus clientes”, relembra Celita. O arquiteto ainda proferiu uma aula magna para alunos, professores e diretores da Fundação, além de convidados, ressaltando que o mais importante num prédio eram as pessoas. “Nosso papel é fazer as pessoas se sentirem melhor”, disse.

A mostra Architectures, realizada na FAAP, como uma retrospectiva de 40 anos de trabalho do arquiteto

Vencedor de mais de cem prêmios, como National Honor Awards, do Instituto de Arquitetos dos Estados Unidos, Jacobsen trabalhou brevemente com Philip Johnson – um dos pais da arquitetura moderna e dos principais arquitetos do século 20 –, abrindo em 1958 seu escritório em Washington. Desde então, teve 20 de suas casas incluídas na lista das 15 melhores casas do ano, publicada em edição especial da revista Architectural Record. Sua obra engloba conjuntos habitacionais, edifícios em universidades, reformas de prédios históricos em três continentes, e casas residenciais. Entre elas, estão a dos embaixadores norte-americanos em Moscou e Paris, e das celebridades Meryl Streep e Jacqueline Kennedy Onassis.

“Como uma faculdade de Arquitetura e de Artes, foi um prazer realizar essa exposição, principalmente por ter sido a primeira do arquiteto fora dos Estados Unidos e que celebrou seus 40 anos de trabalho”

Celita Procopio de Carvalho, presidente do conselho de curadores da FAAP

“Foi maravilhoso receber uma pessoa tão talentosa como Jacobsen na FAAP. Seu trabalho é incrível”, afirmou Fernanda Celidonio, hoje diretora administrativa do MAB, que na época ficou responsável por organizar a vinda ao Brasil do arquiteto e de sua mulher, Robin Jacobsen, e por acompanhá-los durante sua estadia. “Como uma faculdade de Arquitetura e de Artes, foi um prazer realizar essa exposição, principalmente por ter sido a primeira do arquiteto fora dos Estados Unidos e que celebrou seus 40 anos de trabalho”, finaliza Celita.