Diretor de recursos humanos e comunicação da Roche Diagnóstica, o ex-aluno de Administração carrega os valores da FAAP no DNA

Muito antes de Henrique Vailati entrar na FAAP para cursar Administração nos anos 90, a instituição já lhe era familiar. Seu pai, Henrique Vailati Neto, atual diretor do Colégio FAAP, é professor na Fundação há 40 anos e sempre levou para casa causos do trabalho. “Ele me deu aula tanto na escola como na faculdade e foi incrível porque é uma pessoa que tem uma visão de mundo muito interessante”, diz o filho. A escolha pelo curso de Administração veio por causa da versatilidade do curso, que permite a atuação em diferentes áreas. “O aluno se abre para várias possibilidades, tanto tocar o próprio negócio, como ser um executivo, trabalhar na área de marketing”, exemplifica.

Apesar da influência paterna, Henrique escolheu seguir a carreira executiva, voltada para a área de recursos humanos. Passou por empresas do segmento médico, como a Novartis e a Becton Dickinson, e há um ano assumiu o cargo de Diretor de RH e Comunicação na multinacional de biotecnologia Roche Diagnóstica. “De certa maneira, honro o legado do meu pai, já que ajudo as pessoas a se desenvolverem”, diz. Aos 42 anos, o executivo vê como grande o desafio do RH hoje fazer as várias gerações trabalharem juntas. “São pessoas que têm uma série de características em comum, mas, também, traços muito individuais que podem conflitar. Os mais velhos, por exemplo, tinham como grande objetivo fazer carreira dentro de uma empresa. Os jovens de hoje buscam encontrar um equilíbrio entre a qualidade do trabalho e o seu propósito”, explica. “Conseguir fazer das diferenças a fortaleza das empresas é a parte rica do processo.” No seu dia a dia profissional, uma coisa já virou rotina: esbarrar em colegas formados na faculdade. Com seu jeito carismático e agregador, Henrique sempre soube que o networking era um dos trunfos que levaria da faculdade.

CLÁUDIA RIZZO
GERENTE EXECUTIVA DE UMA CORRETORA DE SEGUROS, FOI SUA PROFESSORA NA FAAP

“Por ser um ótimo aluno, muito sério e dedicado, contratei o Henrique para trabalhar na multinacional de seguros SulAmérica, onde convivemos por dois anos. Ele entrou como assistente comercial e fazia o relacionamento com os corretores da empresa. Sempre foi muito carismático e tinha um grande poder de persuasão. Continuou fazendo uma carreira brilhante.”

HÉLIO GIANOTTI
FORMADO EM ENGENHARIA NA FAAP, HOJE É SÓCIO NA EMPRESA MINDSET CONSULTORIA

“Trabalhamos juntos na Novartis, ambos na área de RH, e posso dizer que Henrique é uma das pessoas mais diretas que conheço: fala o que pensa. Além disso, ele tem um coração enorme, está sempre pronto para colaborar. Estudando e se desenvolvendo o tempo todo. E tem uma capacidade impressionante de fazer networking.”

BEATRIZ SAIRAFI
DIRETORA DO RH DA ACCENTURE BRASIL, FORMOU-SE EM ADMINISTRAÇÃO E FEZ PÓS EM ECONOMIA NA FAAP

“Construímos muitas coisas juntos na Novartis. Ele sempre foi comprometido em encontrar as melhores soluções para os desafios que apareciam. Tem facilidade para criar uma relação de confiança com as pessoas.”

BERNARDO TINOCO
EX-ALUNO DO COLÉGIO FAAP, É SENIOR ASSOCIATE DA CONSULTORA DE LIDERANÇA E TALENTOS KORN FERRY

“Fui um dos responsáveis pela contratação do Henrique na Roche Diagnóstica. Ele tem uma compreensão ampla das diferentes disciplinas de RH, mas vai além: fala a língua do business. Também tem uma visão bem holística sobre a organização e uma capacidade de influenciar diferentes stakeholders, algo raro no mercado.”

ALEXANDRE CAMPOS
FORMADO EM ADMINISTRAÇÃO NA FAAP, É DIRETOR EXECUTIVO DE RH NA COMPANHIA DE SEGUROS AXA

“Eu e Henrique fomos contemporâneos na FAAP, apesar de não estarmos no mesmo ano. Ele tem uma habilidade muito grande de conectar pessoas e de liderar em ambientes em que há relações muito complexas. É bem-humorado e conduz o trabalho de maneira leve. Poderia ser um excelente diretor comercial.”

Fotos: arquivo pessoal