O fotógrafo transita pelo universo da música e da arte, e está sempre rodeado dos amigos que fez na FAAP

Aos 12 anos Gabriel Wickbold pensava em ser poeta. Na adolescência, montou uma banda – e por muito tempo nutriu a vontade de virar músico. Aos 21, durante a Faculdade de Rádio e TV na FAAP, pegou o carro e percorreu 10 mil quilômetros acompanhando o curso do Rio São Francisco e fotografando comunidades ribeirinhas. A ideia da viagem surgiu depois de uma conversa com Rubens Fernandes Junior, diretor da Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP e crítico de fotografia. “Não tinha um rumo profissional certo e o papo com ele me deu um foco de trabalho”, diz o paulistano, que não seguiu os passos da maior parte de sua família, há mais de 70 anos à frente da Wickbold, produtora de pães industrializados. Os 35 dias na estrada renderam a série fotográfica Brasileiros – o primeiro de muitos projetos autorais de Gabriel. Além desses projetos, ele já clicou campanhas publicitárias e fotografou personalidades como Ronaldo e Fernanda Paes Leme. “Não ter estudado fotografia teve seu lado bom. Uso a intuição”, explica. Hoje, aos 30 anos, relembra como foram importantes os contatos que fez na FAAP. “O trabalho em equipe é muito forte no universo de Rádio e TV, e eu acabei levando isso para a vida. Estou sempre criando projetos com os amigos que fiz por lá.”

Ricardo Marques Ex-aluno de administração da FAAP, ele comanda a 4act, empresa que, em 2012, trouxe o musical Fame, da broadway, para o Brasil. Foi Gabriel quem clicou todo o material de divulgação da peça

“Conheço o Gabriel desde pequeno, mas nos aproximamos na época da FAAP. Assim como eu, ele sempre foi muito envolvido com arte, então nos tornamos amigos. Íamos juntos para a faculdade e, depois da aula, passávamos a tarde no estúdio com as nossas bandas. E continuamos trabalhando juntos. Tenho vontade de um dia participar de um dos projetos fotográficos que ele faz.”

Sarah Moreira Trabalhou no estúdio do Gabriel como produtora executiva, antes de abrir a própria empresa, a Biscuit Eventos

“Conheci o Gabriel nos estúdios da TV FAAP, quando cursávamos Rádio e TV. Ele foi o apresentador do meu programa. No fim do curso, ele também participou do meu TCC. Depois de formada, cheguei a trabalhar no estúdio dele, em 2012. Foi uma experiência profissional importante. Se ele tem uma ideia às 10 da manhã, às 2 da tarde já está executando. Por causa disso, ganhei uma prontidão fundamental para uma produtora executiva. Se não tivesse aberto minha própria empresa, tenho certeza de que ainda estaria ao lado dele por dez, 20, 30 anos.”

Bruno Waisman Diretor da Joalheira Frattina e ex-aluno de administração da FAAP, convidou Gabriel para fotografar a campanha de um relógio da grife Hublot

“Sempre nos cruzávamos nos intervalos da faculdade e criamos uma afinidade por causa da música. A gente passou a se encontrar para tocar violão e ainda hoje gosta de se reunir para fazer covers e até compor algumas coisas juntos. Foi em uma dessas idas ao estúdio que conheci o trabalho dele e fizemos a parceria para o lançamento da Hublot. A campanha ficou muito legal e dá para ver a identidade dele no trabalho.”

Pedro Barbosa Ex-aluno de Administração, o DJ escolheu o amigo para fazer as fotos de divulgação de seu trabalho

“Nos conhecemos através de amigos em comum da FAAP e acabamos juntando as nossas turmas. Temos uma personalidade muito parecida e trabalhar com ele sempre é divertido. Além de competente, o Gabriel consegue deixar o ambiente leve e descontraído. E quando o assunto é música, dou minha opinião nas canções que ele compõe.”

Fotos: Arquivo pessoal / Gabriel Wickbold