Fórum Estadão-FAAP discute o papel das fake news em época de campanha

Fake news e campanha eleitoral foram os assuntos que nortearam o encontro entre cientistas políticos, professores e jornalistas durante o Fórum Estadão-FAAP. O debate foi dividido em dois blocos – um mediado por Vera Magalhães, colunista do jornal Estadão e comentarista da rádio Jovem Pan, e outro, por Edilamar Galvão, professora e coordenadora do Curso de Jornalismo da FAAP – e produziu reflexões importantes para os rumos da democracia no país.

Vai levar vantagem o candidato que disseminar conteúdo de qualidade nas redes, e não aquele que usar a internet para disseminar fake news. O eleitor não compra candidato, ele compra ideias.

Celso Matsuda, professor da FAAP.

Professor Celso Matsuda analisa os conteúdos dos candidatos nas redes

O poder de separar verdade e mentira é da sociedade. A proposta de ter um selo com ‘essa notícia pode ser falsa’ não deve vir de uma única corporação, como o Facebook, que monopoliza o cenário.

Eugênio Bucci, professor de comunicação da USP

Há um déficit de confiança extremo nas instituições e nas próprias informações consumidas e divulgadas. Numa campanha, os candidatos podem dizer o que querem, mas em que grau a informação falsa passa a ser danosa para a democracia?

Marco Aurélio Ruediger, diretor da Diretoria de Análises de Políticas Públicas da FGV-Rio

O que vemos é a multiplicação de discursos de propaganda que emulam o conteúdo jornalístico. Além disso, há o envolvimento afetivo de quem consome essas notícias falsas e as repassam para frente.

Fábio Malini, coordenador do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura, da Universidade Federal do Espírito Santo

Estamos em um processo claro de tentativa de deslegitimação da imprensa por parte da esquerda e da direita: vivemos um momento de fragilidade da mídia porque sua sustentabilidade econômica está sob ataque.

Daniel Bramatti, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji)

Para Daniel Bramatti, é necessário reforçar o trabalho do bom jornalismo