No curso de Direito, no Colégio ou em um curso para executivos, o teatro ganha palco e tem papel fundamental na formação dos alunos

Mais do que uma forma de expressão, na FAAP o teatro é usado como um aliado na educação. Durante os dois primeiros semestres do curso de Direito, os alunos se dividem entre as disciplinas comuns do curso e aquela que é considerada um diferencial da faculdade: as aulas de teatro. “A ideia é criar um espaço mais solto, para trabalhar a expressão e a sensibilidade desses meninos”, explica o professor Celso Solha, que também dá aulas no Colégio da instituição, onde, durante três meses, realiza um projeto teatral com os adolescentes do Ensino Médio.

Exercício de presença e de conexão com o outro

“Os exercícios desencadeiam um processo de autoconhecimento que é vital para a transformação deles, especialmente nesta idade”, resume Solha. Além dessas duas vertentes, a FAAP também oferece, desde 2008, o curso “Teatro para executivos”. Em busca de mais desenvoltura, os alunos fazem exercícios de improviso, concentração e ritmo. “A rotina deles costuma ser muito rígida. Com o curso, eles ganham mais flexibilidade em relação ao outro, ao mundo e a eles mesmos”, explica a professora Yara de Novaes.

Peça As artimanhas de Scapino, de Molière, encenada pelos alunos do Colégio FAAP

Direito “Atuar é se colocar no lugar do outro. O que, para um juiz ou para um advogado, é fundamental. E não só se ver no outro, mas também olhá-lo no olho e prestar profunda atenção naquilo que ele tem para falar.”

Willisa Roque, 22 anos, aluna do 9º semestre de Direito

Para executivos “O teatro ajuda você a derrubar fantasmas antigos e se sentir mais seguro ao encarar uma plateia. Aprendi a controlar a respiração e como é importante não desviar o olhar do público.”

Claudio Govêa, 46 anos, diretor de núcleo da Trip Editora, ex-aluno de Publicidade e Propaganda da FAAP

Colégio “Sou uma pessoa bem quieta, mas nas aulas de teatro me transformo. As pessoas comentam o quanto fico diferente. Descobri que amo atuar e que é isso que quero fazer da minha vida.”

Carmen Guttilla, 18 anos, aluna do Colégio FAAP

 

Grupo do curso de Direito reunido, discutindo uma proposta de dramatização com o professor Solha

Saiba mais sobre o teatro na FAAP: www.faap.br/teatro/cursos ou pelo e-mail teatro.cursos@faap.br