Uma matéria publicada no Meio & Mensagem mostrou os principais assuntos que foram tratados no Facebook durante os meses de janeiro e fevereiro de 2019. Estes temas, ou Hot Topics como são chamados, podem ser identificados por uma ferramenta que faz parte do Facebook IQ, que é responsável por monitorar os usuários da rede social e criar insights a partir das análises dos algoritmos com a finalidade de compreender o comportamento do consumidor. Entre os temas que são monitorados e analisados, estão: marcas e produtos, entretenimento, esportes, entre outros.

Os principais assuntos tratados em janeiro foram o rompimento da barragem em Minas Gerais e as novidades mais recentes da Netflix. A tragédia de Brumadinho (MG) tomou conta do Facebook no setor de Entretenimento, por conta do acesso dos usuários nos veículos de mídia: Rede Globo e Rede TV. Além disso, entre os jovens, os assuntos mais tratados foram os novos conteúdos da plataforma Netflix, indicando uma grande escala no tema Marcas e Produtos. Entre eles, o filme interativo “Bandersnatch” da série “Black Mirror” e o filme “Bird Box” estrelado por Sandra Bullock foram os mais comentados no mês de janeiro.

Em fevereiro, os temas relacionados a Pessoas ocuparam o maior espaço de assuntos comentados, principalmente em destaque à morte repentina do jornalista Ricardo Boechat. Além disso, no setor de Feriados e Eventos, os homens mais jovens deram destaque para posts relacionados à Liga dos Campeões da UEFA.

Sobre esta matéria e os Hot Topics do Facebook QI, cada vez mais reconhecemos este lado do consumidor de receber conteúdo de uma forma mais individualizada e interativa. O espectador não quer apenas receber a notícia, mas sim compartilhar e demonstrar os seus interesses e opiniões, de forma que ele se torne parte daquela comunicação sendo transmitida.

Para saber mais dos assuntos tratados no Facebook, clique aqui e leia a matéria no Meio & Mensagem.

Karina Bousso, Núcleo Interdisciplinar de Professores da FAAP.