No dia 17 de outubro de 2017, o INTERCICLO proporcionou aos alunos da FAAP e participantes uma atividade no formato Talks, a qual promoveu um debate em torno do tema compartilhamento. A primeira fala, articulada por Marcelo Crespo, advogado e doutor em Direito pela USP (foto acima), abrangeu o compartilhamento no âmbito do Direito Digital e ressaltou situações conflituosas geradas por relações jurídicas contemporâneas que envolvem, de alguma forma, a internet. A privacidade dos dados pessoais do usuário foi uma dessas questões.

Ladislau Dowbor, economista e professor titular de pós-graduação da PUC-SP

A segunda fala foi proferida por Ladislau Dowbor, economista e professor titular de pós-graduação da PUC-SP, que abordou a importância do compartilhamento no modelo econômico em que vivemos. Um dos exemplos utilizados foi o compartilhamento de conhecimento, conteúdo e informação. O compartilhamento de conhecimento se difere do compartilhamento de objetos e bens materiais justamente porque são poucos os bens materiais que podem ser compartilhados sem que um dos usuários perca a oportunidade de dele usufruir. Enquanto que, quando falamos em compartilhar conhecimento, é possível doar integralmente esse bem sem perdê-lo ou sem inviabilizar sua utilização.

As reflexões promovidas pelos dois convidados convergiram pontuando que vivemos em uma sociedade na qual, embora a grande maioria das pessoas possua
amplo acesso à informação, enfrenta inúmeras dificuldades em seus relacionamentos pessoais.