A série Corações e mentes: escolas que transformam documenta ações transformadoras em oito escolas espalhadas pelo Brasil, comprometidas em repensar o processo de ensino e aprendizagem. Em cada um dos quatro episódios são apresentadas diferentes iniciativas que contribuem para que jovens, crianças e adultos se tornem sujeitos de uma nova forma de ser, conviver e pensar.

Escolas Transformadoras é uma iniciativa da Ashoka, organização global que reúne empreendedores sociais do mundo inteiro. O programa enxerga a escola como espaço privilegiado para proporcionar experiências transformadoras, mas, sobretudo, um espaço capaz de formar cidadãos do mundo, mobilizados e atuantes na busca de novas soluções para os problemas que atingem as diferentes realidades sociais.

O programa surgiu em 2009 nos EUA, e, a partir de então, espalhou-se por 34 países. Hoje conta com uma rede de mais de 280 escolas, dentre elas, 21 brasileiras. Em 2015, em parceria com Ashoka, o instituto Alana promoveu uma ação no Brasil: “Estamos falando de lutar por uma mudança de mentalidade e visão sobre a educação. De criar e promover, juntos, um novo marco de referência para a educação e a vida das pessoas em sociedade.”

Para saber mais, acesse os vídeos.