Marine veio da França. Rafael foi para Barcelona

MARINE BOLAND

Idade: 22 anos

Cidade e país de origem: Lyon, França

Começou o intercâmbio em: agosto de 2015

Data de retorno ao seu país: outubro de 2016

Curso que faz na universidade de origem: Administração, na Idrac Business School

Curso que faz na FAAP: Administração

1. Por que você escolheu este destino?
Optei pelo Brasil porque quero morar definitivamente na América do Sul. Tenho família espalhada pelo mundo todo. Meu pai cresceu no Senegal, mas morou em três continentes diferentes. Sou como ele, uma cidadã do mundo. Como já falo espanhol, queria aprender um idioma novo e adoro o português. Além disso, o Brasil combina mais com a minha personalidade, as pessoas são felizes e a atmosfera é diferente da do meu país.

2. Quais foram as diferenças que você encontrou entre as faculdades?
A FAAP é uma grande escola. Aqui tem disciplinas de todos os assuntos, os professores são muito solícitos e no campus ainda existem um teatro e um museu de arte. Isso é incrível! Na França, a minha faculdade é focada apenas em negócios. Outra diferença positiva são as aulas à noite, que em Lyon não tem. Isso é ótimo, porque pude começar a fazer estágio na parte de comunicação e marketing de uma empresa de arquitetura corporativa.

3. O que é mais marcante na cidade?
A parte cultural de São Paulo. Meu pai trabalha com eventos de arte, então me interesso pelo tema. Gostei muito de visitar o MAB-FAAP, o Masp e o Museu da Língua Portuguesa. O Parque do Ibirapuera também tem um espaço cultural bem legal, integrado a um ótimo espaço esportivo.

RAFAEL TOLEDO

Idade: 24 anos

Cidade e país de destino: Barcelona, Espanha

Começou o intercâmbio em: agosto de 2015

Data de retorno ao seu país: dezembro de 2015

Curso que faz na FAAP: Arquitetura

Curso que fez no intercâmbio: Arquitetura na UIC (Universidad Internacional de Cataluña)

1. Por que você escolheu este destino?
Estudei em colégio espanhol, visitei a Espanha com a escola e sempre tive vontade de voltar para lá. Tenho uma relação especial com Barcelona, por ser uma cidade emblemática e a capital da arquitetura no mundo. Só fiquei na dúvida se era o momento ideal para realizar o intercâmbio. Mas os professores da FAAP foram unânimes em me aconselhar a ir, porque seria uma experiência muito rica. E foi mesmo.

2. Quais foram as diferenças que você encontrou entre as faculdades?
A FAAP tem uma infraestrutura fantástica, que é difícil de encontrar e que é muito importante para quem faz arquitetura. Os métodos de ensino são diferentes, mas acabam se complementando. Por exemplo, enquanto aqui a gente trabalha em cima de plantas, lá eles usam muito maquetes. Foi bom aprender técnicas novas.

3. O que é mais marcante na cidade?
A relação que o cidadão tem com Barcelona. As pessoas ocupam os espaços públicos, a praia, os parques. Aluguei uma moto e vi como isso acontece em todos os lugares. Gostava de ficar sentado em cada bairro para observar o movimento. Essa vivência, inclusive, influenciou meu projeto de TCC. Minha ideia é construir um prédio com um vão livre e integrar uma área de serviços ali, para que as pessoas possam conviver.

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO
A FAAP tem convênio com mais de 380 instituições de ensino pelo mundo. São 50 destinos, entre eles: Alemanha, França, EUA, China e Japão. A cada ano, a Fundação envia e recebe alunos interessados em ter experiência de aprendizado internacional.

SAIBA MAIS: faap.br/internacionalizacao