Victoria veio da argentina. Arthur foi para a Itália

Maria Victoria Weber
Idade: 24 anos
Cidade e país de origem: 
Buenos Aires, Argentina
Início do intercâmbio: 
fevereiro de 2018
Final do intercâmbio: 
julho de 2018
Curso que fez na universidade de origem: Gestão da Arte e Cultura, Universidade Nacional de Tres de Febrero
Curso na FAAP: 
Produção Cultural

1. Por que você escolheu este destino? Eu já havia visitado o Brasil três vezes e sou apaixonada pela cultura do país. Comecei a estudar português e aprender sobre história, geografia, política e economia daqui, e me mudar para São Paulo foi um passo natural para compreender ainda mais a riqueza e diversidade cultural do país. Eu queria entender mais sobre o povo brasileiro, que é tão diferente do argentino, porque é formado por descendentes de asiáticos, indígenas, europeus, africanos.

2. O que realizou de mais interessante durante o intercâmbio? Na FAAP, realizei uma pesquisa de patrimônios imateriais de São Paulo e tive a oportunidade de conhecer uma residência artística incrível, o Centro Cultural Ocupa Ouvidor 63, que é um prédio de 14 andares com um coletivo de artistas do país inteiro. Além disso, consegui um estágio em uma consultoria cultural que desenvolve projetos para serem apresentados às leis de incentivo. As leis de incentivo brasileiras são as melhores da América Latina.

3. Como o intercâmbio vai te ajudar na vida profissional? Tenho a chance de enriquecer meu currículo de diversas maneiras. Primeiro, a FAAP é uma instituição muito prestigiada no meio cultural e me dá muitas ferramentas e facilidades para me desenvolver, com muitas aulas práticas e liberdade criativa. São Paulo, atualmente, pode ser comparada à Nova York dos anos 70 e 80, na qual as vanguardas estão se manifestando. Como estudo Gestão de Arte e Cultura, estou no lugar certo e na hora certa.

Arthur Gallo Dagir
Idade: 20 anos
Cidade e país de destino: 
Siena, Itália
Início do intercâmbio: 
setembro de 2017
Final do intercâmbio: 
fevereiro de 2018
Curso que fez no intercâmbio: Comunicação e Línguas – Universidade de Siena
Curso que faz na FAAP: 
Rádio e TV

1. Por que você escolheu este destino? Escolhi Siena por três motivos: a cidade tem uma das universidades mais antigas do mundo; fica no centro da Toscana, uma região muito turística; e a faculdade não cobra pelo alojamento. Sou apaixonado por História, e ir para a Itália me proporcionou conhecer a raiz de todo o mundo ocidental, o Império Romano.

2. O que realizou de mais interessante durante o intercâmbio? Realizei trabalhos muito interessantes de linguagem. Em um deles, fizemos um estudo sobre o léxico inserido na programação de computadores e aplicativos, por exemplo a Siri e o Android Helper. Estudamos como esses apps transformavam a voz em um código de programação para funcionar dentro do aparelho. Foi muito interessante.

3. Como o intercâmbio vai te ajudar na vida profissional? De muitas maneiras. O intercâmbio expandiu a minha criatividade. Quero criar um blog sobre como economizar dinheiro sendo um estudante jovem na Europa. E também tive uma ideia de realizar uma série na TV FAAP com essa mesma premissa. Além disso, também tenho vontade de trabalhar no Consulado Geral da Suíça, onde há uma vaga que pede experiência internacional – então a viagem pode me garantir essa conquista em um futuro próximo.

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO

A FAAP tem convênio com mais de 380 instituições de ensino pelo mundo. São 50 destinos, entre eles: Alemanha, França, EUA, China e Japão. A cada ano, a Fundação envia e recebe alunos interessados em ter experiência de aprendizado internacional.

Saiba mais: faap.br/internacionalizacao