Alunos do curso de direito viajam à capital do país e conhecem os bastidores dos órgãos jurídicos e políticos
Pelo sétimo ano consecutivo, a FAAP levou os alunos do curso de Direito para uma imersão em Brasília, onde puderam conhecer a Câmara dos Deputados, a Esplanada dos Ministérios, o Superior Tribunal de Justiça, o Memorial JK, o Palácio Itamaraty, o Senado Federal e o Supremo Tribunal Federal.
Os estudantes foram guiados pelo organizador e diretor da faculdade, José Roberto Neves Amorim, e pela professora e coordenadora pedagógica do curso, Náila Cristina Ferreira Nucci. “Além de conhecer a estrutura da capital do país, esse programa também tem influência direta na tomada de decisão em relação à área de atuação profissional”, afirma Amorim.
Os alunos também puderam participar do lançamento do Anuário da Justiça de 2017, que reuniu membros importantes dos três poderes, entre eles o ministro Gilmar Mendes, presidente do STF.
O Anuário é uma publicação da revista eletrônica Consultor Jurídico com o apoio da FAAP e funciona como uma radiografia do judiciário brasileiro. “É um trabalho pioneiro. O judiciário por muito tempo foi uma caixa-preta”, diz o ministro Roberto Barroso. E o diretor Amorim reforça: “A publicação serve como uma ferramenta de transparência para que os operadores do direito conheçam as instâncias do país”.
- No centro, Celita Procopio de Carvalho (de vestido vermelho), Presidente do Conselho de Curadores da FAAP. À sua dir., o ministro Marco Aurélio Mendes de Farias Mello e a professora Náila Cristina Ferreira Nucci (de blazer rosa), coordenadora pedagógica do curso de Direito da FAAP. Ao centro e ao fundo, José Roberto Neves Amorim (de óculos), diretor do curso de Direito da FAAP, entre alunos do curso durante visita ao TSE no lançamento do Anuário de Justiça
- Exemplares do Anuário da Justiça Brasil 2017
- Celita Procopio de Carvalho durante a abertura do evento. Ao fundo, a advogada-geral da União, Grace Fernandes Mendonça
- Antonio Bias Bueno Guillon, Diretor-Presidente da FAAP, e Ricardo Lewandowski, Ministro do STF
- O Ministro Marco Aurélio Mendes de Farias Mello (STF), Celita Procopio de Carvalho e o Ministro José Antonio Dias Toffoli, vice-presidente do STF
A seguir, o que os alunos acharam da experiência
“Conhecer na prática como tudo funciona, o poder legislativo e o judiciário, nos deu uma boa noção de como tudo se integra. Muito bom conhecer quem lida com Direito no dia a dia, principalmente dentro dos tribunais. Minha ideia é seguir carreira pública, talvez como promotor ou delegado”
André Giannini Oliveira, 21 anos, 4º semestre
“Foi uma experiência completamente nova. Conhecemos locais importantes da administração brasileira,
com uma visitação guiada, que é sempre um diferencial. Também foi um privilégio poder conversar com deputados, senadores e ministros”
Isabel Tambaoglou Loureiro, 24 anos, 10º semestre
“Não tenho palavras para descrever a sensação de estar em lugares tão importantes. Todos nos receberam com muita atenção e paciência e pudemos até assistir a sessões e vivenciar o universo jurídico. Fiquei impressionada com a arquitetura maravilhosa dos prédios, que nos contam grandes histórias, vitórias e derrotas. Situações para nos orgulharmos, mas para também repensarmos”
Giulia Tahan Ligeri, 18 anos, 4º semestre