Jornal El País e FAAP realizam série de debates sobre temas urgentes da nossa época

Os auditórios lotados anunciavam a relevância dos eventos que aconteciam ali: um ciclo de debates sobre temas que permeiam o jornalismo contemporâneo, que nasceu de uma parceria entre a Faculdade de Comunicação e Marketing e o jornal El País. “A proposta destas conversas é ultrapassar a noção do contra ou a favor. Nossa intenção é cada vez mais exercer um papel frequente na discussão de pautas importantes da nossa época”, explica a professora Edilamar Galvão.
O tema do primeiro debate foi fake news – os riscos e o impacto das notícias falsas na era digital, e reuniu o jornalista Leonardo Sakamoto, o empresário André Rossi, sócio-fundador da Veto, empresa de inteligência de redes, e a coordenadora do curso de Jornalismo, Mônica Rugai Bastos.

Já a segunda edição do evento trouxe à tona o tema da corrupção brasileira, chamando para a discussão o filósofo e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e o coordenador da pós em Direito, Márcio Pestana. “Quisemos discutir como essas megaoperações expostas afetam a consciência e a sensibilidade dos brasileiros. Esses processos podem produzir sentimentos contraditórios, por exemplo, o de que a política não vale a pena”, explica Edilamar.

Os encontros foram mediados pela jornalista Carla Jimenez, editora-chefe do El País Brasil, que fez questão de ressaltar a importância da parceria com a FAAP. “As universidades são uma caixa de ressonância e de pensamento para a sociedade. A repercussão foi muito positiva, ainda mais com transmissão pela internet – que possibilita transcender assuntos tão relevantes como esses”, diz.

A produção dos eventos conta com a participação ativa dos alunos de jornalismo da FAAP. Além de enviarem perguntas que compõem as pautas das discussões, eles também ficam responsáveis por produzir o material em vídeo apresentado antes de cada debate, nos sites da Fundação e no jornal.

Leonardo Sakamoto, um dos convidados do debate sobre fake news