FAAP aposta na educação a distância com um primeiro curso tecnológico em Gestão Pública e acelera o passo rumo a um futuro on e off-line

Em 2017 – ano dos últimos dados disponíveis –, cerca de 8,3 milhões de estudantes matricularam-se no ensino superior no Brasil. Deste total, 21,2% escolheram graduar- se a distância, longe dos bancos (físicos) de faculdades e centros universitários., segundo o Censo da Educação Superior realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep. É um número imponente, reflexo do avanço do uso de novas tecnologias em educação. Afinal, qualquer pessoa que disponha hoje de um smartphone e conexão com a internet tem acesso a um volume de informações inimaginável há apenas uma década. Nesse cenário, que papel cabe às faculdades e aos centros universitários.? “Despojada do monopólio do conhecimento, ela caminha para tornarse um ambiente de curadoria, oferecendo aos jovens condições de amadurecer para assumir o próprio papel de aprendizagem”, acredita Silvio Passarelli, diretor dos cursos de Administração, Economia e Relações Internacionais na FAAP. “A educação a distância traz o embrião do que será a universidade amanhã.”

Despojada do monopólio do conhecimento, a universidade caminha para tornar-se um ambiente de curadoria, oferecendo aos jovens condições de amadurecer para assumir o próprio papel de aprendizagem – Silvio Passarelli, diretor dos cursos de Administração, Economia e R.I

Por acreditar nessa premissa, a FAAP inaugura em 2019 seu primeiro curso no formato EaD. Ele nasce na área de Administração, que já tinha em seu Plano de Desenvolvimento Institucional o desejo de ofertar a modalidade. Formará profissionais em Gestão Pública, área em que a FAAP cultiva uma tradição desde que criou a bem-sucedida pós-graduação em Gerência de Cidades. Mas a escolha não recaiu sobre o tema apenas pela experiência da instituição no setor. “Não há momento melhor para aprimorarmos a qualidade dos nossos gestores públicos”, pondera o coordenador do curso, Arnaldo Borges. “O Brasil passa por grandes transformações e essa é uma área carente de bons profissionais.” Professor do curso de Administração, Arnaldo foi escolhido para comandar a estreia da FAAP na EaD por sua passagem pela vida pública – foi diretor dos parques da Luz e do Ibirapuera, em São Paulo, atuou na assessoria política de Franco Montoro, governador do estado de São Paulo entre 1983 e 1987, e na Secretaria de Estado da Educação, sob o comando de Paulo Renato, em meados dos anos 80, entre outras posições. Silvio Passarelli acrescenta que oferecer um curso de Gestão Pública guarda até mesmo uma coerência filosófica com o posicionamento da FAAP, que oferece desde 1973 o curso de Administração empresarial. “Ambos se complementam”, observa. “Um não funciona sem o outro. O setor público precisa acompanhar os avanços do setor privado.”

O MEC sabe da importância dos cursos tecnológicos, que são ágeis, operacionais e asseguram eficiência de modo muito mais rápido – Leny Leitão, coordenadora de Planejamento e Avaliação da FAAP

O curso recebeu nota 5 na avaliação da Comissão de Especialistas do INEP e não será um bacharelado, mas um curso tecnológico, que proporciona formação em nível superior em dois anos, duração coerente com o ritmo do mercado de trabalho e das organizações no século 21. “O MEC sabe da importância dos cursos tecnológicos, que são ágeis, operacionais e asseguram eficiência de modo muito mais rápido”, pondera a coordenadora de Planejamento e Avaliação da FAAP, Leny Leitão, sobre o processo de credenciamento junto ao Ministério da Educação.

A distância, mas com DNA próprio

O primeiro curso a distância da FAAP terá características únicas, associadas ao DNA da instituição. Em geral, os cursos a distância são massivos, com turmas de várias centenas de alunos; esses jovens são atendidos por tutores revezando-se on-line para esclarecer dúvidas que, muitas vezes, se restringem a questões operacionais do sistema, e por professores que realizam sessões de bate-papo e webinars. “Na FAAP, diferentemente, quisemos fazer uma operação de nicho, investindo em uma relação mais direta entre professor e aluno e trabalhando a partir de livros e materiais de referência”, explica Silvio Passarelli.

O curso de Gestão Pública terá um corpo de professores-tutores que serão responsáveis pelas videoaulas de suas disciplinas, selecionarão o material pedagógico que o aluno deverá utilizar e estarão disponíveis para responder a questionamentos, corrigir tarefas e trabalhos e participar de discussões em chats. “Será um atendimento quase personalizado”, explica o coordenador, Arnaldo Borges. “Nossos professores serão tutores no sentido mais amplo da palavra: aquele que ensina o aluno a estudar, a buscar o conhecimento na fonte, que serão os livros.” Para facilitar a consulta às obras, a FAAP ampliou o acesso ao sistema Minha Biblioteca, com um acervo de mais de 9 mil livros, que os alunos poderão consultar de forma remota, a qualquer momento do dia. As videoaulas serão gravadas nos estúdios de Rádio e TV e Videomeios, utilizando a estrutura da FAAP. Para garantir essa proximidade, haverá apenas 120 vagas anuais. O ingresso se dará por meio do vestibular e as avaliações serão presenciais, realizadas no campus São Paulo – já que, ao menos inicialmente, a FAAP não terá polos de EaD em outras cidades brasileiras. “Ainda não nos convencemos de que haja tecnologias suficientemente boas de identificação para que uma prova de conhecimentos feita em uma residência possa se revestir das mesmas condições de seriedade de uma prova presencial”, acredita Passarelli. Para a consultora em EaD Rita Tarcia, diretora da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) e professora universitária de cursos de graduação e pós a distância, essa decisão estratégica está longe de ser obstáculo. “A FAAP tem uma característica maravilhosa: os alunos gostam de estar dentro dela. É um lugar belo, estimulante, onde se criam e se consolidam relações que podem se estender por toda a vida. A obrigatoriedade da prova presencial garante que o aluno de EaD não será privado desse convívio identitário”, explica ela.

Um ensino híbrido

Identidade é palavra-chave do curso de Gestão Pública a distância. “Um modelo de massa não caberia no nosso figurino”, afirma Passarelli. Mesmo sendo um tecnológico a distância, foi desenhado nos mesmos padrões dos cursos presenciais da FAAP – os alunos da EaD poderão inclusive frequentar a academia e usufruir da Formação Múltipla, o programa que permite fazer até quatro disciplinas por semestre em outros cursos. “A FAAP conseguiu garantir seu modelo presencial na modalidade a distância. Criou um curso de EaD que não se baseia em escala, mas em qualidade”, avalia Rita Tarcia. Ao conjugar as virtudes do presencial com a agilidade e a modernidade dos ambientes virtuais de aprendizagem, a FAAP caminha para um ensino voltado para o amanhã: os modelos híbridos. Nessa abordagem pedagógica, usa-se a tecnologia no que é possível e melhor ser trabalhado a distância e o presencial no que ele tem de mais rico para que o aluno aprenda. “Tenho absoluta certeza de que é a melhor alternativa”, reflete Passarelli. “A FAAP do futuro será híbrida, e estamos dando o primeiro passo dessa antevisão.”