Sócio do Vinil Burger, o arquiteto André Tarantino montou a equipe da hamburgueria com pessoas que conheceu na FAAP, desde os tempos de colégio

Em meados de 2012, após se formar em Arquitetura na FAAP, André Tarantino tirou um ano sabático e viajou para a Tailândia. Lá, conheceu a arquitetura em bambu e surgiu a vontade de abrir um negócio do ramo quando voltasse. Mas a ideia precisou ser adiada. Antes mesmo de retornar ao Brasil, a pedido do pai, começou a desenhar o projeto do Vinil Burger, hamburgueria de menu descomplicado e ambiente despretensioso. Empresário do setor de importação, Giba Tarantino trouxe a ideia de abrir o negócio de uma viagem à Califórnia. Em um restaurante de San Francisco, viu uma grelha redonda e giratória – daí o nome Vinil Burger.

André, então, se uniu ao irmão, Stefano Tarantino, 25 anos, e ao amigo de infância e também ex-aluno da FAAP Marco Maigri Daige, 28, para dar vida ao projeto. “Quando voltei, revi tudo o que aprendi sobre a criação de uma marca e chamei um amigo para desenvolver a identidade visual. Em cinco meses abrimos o Vinil Burger em Pinheiros”, conta ele. “A FAAP me ensinou o quanto a arquitetura é importante dentro de um espaço. Me fez pensar sobre o entorno, sobre o que vai fazer dentro desse espaço, que público quer atrair. Essa visão do todo foi uma grande lição”, diz André. “Além da estrutura oferecida: tecnologia, máquinas, plotters, acesso a programas de arquitetura ótimos”, completa ele, que contou com a colaboração dos amigos e profissionais que conheceu no campus da faculdade – e até no Colégio FAAP –, para colocar o projeto de pé.

A criação do logo, a comunicação visual, a estratégia de marca, tudo foi resultado dessas parcerias, que seguem acontecendo com a abertura da segunda casa, no fim de 2016, no Vila Butantan, um open mall na zona oeste. Com o sucesso das duas unidades, planejam uma terceira loja, sem local definido, mas com uma certeza: a satisfação do cliente.

Marco Magri Daige Formado em Administração na FAAP, é sócio do Vinil Burger

“Conheço o André desde criança, estudamos juntos no Colégio FAAP. Ele é muito detalhista e cauteloso, e isso faz uma diferença enorme para a empresa. Já eu sou muito ansioso, quero resolver tudo logo. Outra qualidade do André é conseguir visualizar as coisas antes de serem executadas. Ele vem de uma família de empreendedores, como a maioria dos alunos da FAAP. Sempre tive a vontade de cursar a faculdade e estar em contato com toda essa gente.”

Stefano Tarantino Formado em Direito na FAAP, é irmão e sócio de André

“O André tem uma convicção muito forte das ideias dele. No meio da obra, diante de um espaço completamente vazio, ele consegue ter uma visão clara de tudo e muita organização para decidir exatamente o que ele quer. É muito interessante trabalhar com ele.”

Vitor Dottori Formado em Design de Produto, é dono do estúdio Dottori e parceiro do Vinil Burgers

“Conheci o André por meio de amigos com quem estudei na FAAP, entre eles, o Marco Daige, sócio de André. Tivemos uma sinergia tremenda e, desde então, cuido da estratégia de branding, digital e comunicação visual das lojas. O André, assim como eu, tem uma relação visceral com o Vinil Burger na busca por excelência, coisa que trago da FAAP. Toda essa dedicação dos sócios e do time envolvido resultou no crescimento e na abertura de uma segunda operação.”

Bruno Farroni Colega de classe do Colégio FAAP, Bruno é gerente do Vinil Burger

“Quando o Vinil Burger surgiu, André me chamou para trabalhar na cozinha. Passei por várias áreas, como montagem de eventos e divulgação da marca. O André é uma pessoa muito calma, tem paciência para explicar as coisas e se dedica aos detalhes. Quem o conhece mais, consegue ver muito da sua personalidade na decoração das lojas.”

Marcos Machado Ilustrador, ele ajudou a criar a comunicação gráfica do Vinil

“Ele é linha-dura, é apaixonado pelo Vinil Burger, dedica-se 100% ao negócio. Ajuda a dar ideias no projeto, palpita, sabe ouvir. Somos grandes amigos, desde o tempo do Colégio FAAP, e trabalhamos muito bem juntos. Criei as ilustrações, os personagens, os hambúrgueres, desenhei o megapainel da primeira loja, os bonés, pintei até duto de ar-condicionado de ponta-cabeça.”

Fotos: Renato Stockler / Arquivo pessoal